segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa será a orquestra residente no
‘Rio International Cello Encounter 2009’


Bárbara Borges


Em um dos mais importantes encontros do país de música clássica, a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) será a orquestra residente. O evento é o "Rio International Cello Encounter 2009", que começa hoje e segue com apresentações até o dia 24. Em Barra Mansa aconteceram concertos, em um centro universitário, e contaram com as apresentações do pianista da orquestra, Luis Gustavo Torres (na quarta), e do grupo London Music Club (quinta-feira).

O grupo ministrou aulas aos músicos da orquestra e aproveitou para tocar obras de Mozart, Haydn e Villa-Lobos para o púbico da cidade.

A OSBM será responsável pela abertura do evento em um concerto, hoje, às 17 horas, sob a regência do americano Alastair Willis, na Sala Cecília Meireles, na cidade do Rio de Janeiro. Esta apresentação terá como solistas o violoncelista americano Mark Kosower, um dos mais destacados de sua geração e principal da Orquestra Sinfônica de Bamberg (Alemanha); o pianista americano Gerald Robbins, reconhecido internacionalmente; e Edna D'Oliveira, uma das sopranos brasileiras de maior destaque por seu timbre delicado e doce. O repertório terá obras de Villa-Lobos, Verdi e Dvorak, entre outros.

Na terça-feira, o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Barra Mansa recebe a orquestra da cidade às 20 horas. Será regida por dois maestros: Alastair Willis e ainda o inglês Russell Guyver. Mais uma vez terá como solista Mark Kosower e obras de Haydn, Bizet e Villa-Lobos.

De volta à Sala Cecília Meireles, na quarta-feira, a OSBM repete a apresentação do dia anterior, às 20 horas. O concerto na Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, acontece no dia 16, às 16 horas. Dessa vez, regida pelo maestro Guilherme Bernstein e Vantoil de Souza Júnior e como solista o violoncelista Lars Hoefs. No repertório, obras de Haydn, Barber e Bach, entre outros.

O quinto concerto será dia 19, mais uma vez na Sala Cecília Meireles. Regência dos maestros Guilherme Bernstein e Vantoil de Souza Júnior. Obras de Dvorak, Grieg, Tchaikovski e Villa-Lobos. E terá a presença do solista russo/americano Armen Ksajikian. Dia 20, a apresentação será no Conservatório de Tatuí (SP), às 20 horas, com a mesma programação.

Encerrando sua participação, a OSBM faz o concerto no dia 22, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico (Rio de Janeiro), ao meio-dia. Guilherme Bernstein e Vantoil de Souza Júnior serão, mais uma vez, os regentes e ainda terá como solistas a mezzo-soprano Ednéia de Oliveira e o violoncelista Armen Ksajikian. Obras de Bizet, Dvorak e Villa-Lobos, com destaque para as árias de "Carmen".

Integração social

O objetivo do "Rio International Cello Encounter" é promover a integração social no Rio de Janeiro, usando a música e o violoncelo como principal instrumento. Foi criado inicialmente como um encontro de apenas violoncelistas de todo o mundo, mas hoje o evento recebe virtuoses em outros instrumentos, como piano, violino, flauta, saxofone e violão.

- É uma satisfação para nós de Barra Mansa participar mais uma vez de um encontro como esse. O intercâmbio cultural que será feito é muito importante para nossos músicos - ressalta o prefeito da cidade, Zé Renato.

Dois mil e nove é o terceiro ano consecutivo que tem a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. E não só para os músicos e para os barramansenses, um orgulho para toda a região.

O intercâmbio cultural citado se dá pelo fato de que nesses dias a cidade receberá músicos de todo o mundo para ensaiar e ministrar aulas para os integrantes da OSBM.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é composta por 105 músicos. E é o principal grupo do projeto "Música nas Escolas", desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa com o apoio da iniciativa privada. Atende atualmente as 72 escolas da rede municipal, cerca de 22 mil alunos, entre crianças e adolescentes. Além da Orquestra Sinfônica, mantém uma banda marcial, uma banda sinfônica, uma Orquestra Jovem e um grupo de percussão com base na reciclagem de materiais.

Serviço

* Rio International Cello Encounter 2009 - Com a OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa). Começa hoje e segue com apresentações até o dia 24. Entrada franca. www.riocello.com


http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,8261.html
Publicado em 09/08/2009, às 10h21

Nenhum comentário: